INSCREVA-SE e receba atualizações no seu E-MAIL!

29 de jul. de 2013

Artigo - PNG

PNG (Portable Network Graphics, também conhecido como PNG's Not GIF) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.


Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.

Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens como o Adobe Fireworks (proprietário) e o GIMP (livre).

História e desenvolvimento

A motivação para criar o formato PNG surgiu do início de 1995, quando veio a público que o algoritmo de compressão de dados LZW, utilizado no GIF havia sido patenteado pela Unisys. Havia também outros problemas com a GIF que tornaram a substituição desejável, como, por exemplo, a sua limitação a 256 cores num momento em que computadores com capacidade para exibir uma gama maior de cores tornavam-se comuns. Embora o GIF permita animações, foi decidido que o PNG deveria ser um formato estático de imagem. Um formato "companheiro" chamado MNG foi definido para animação.

Fonte: Wikipédia

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

GOSTOU da postagem? avalie e deixe seu comentário.
---
Achou algum ERRO ou LINK QUEBRADO? nos ajude a identificar deixando seu COMENTÁRIO!