INSCREVA-SE e receba atualizações no seu E-MAIL!

18 de mai. de 2013

Artigo - Entenda o motivo para os seus 6 amigos aparecerem no perfil do Facebook

Os seis contatos que aparecem no feed do Facebook não estão ali por acaso. O motivo é um algoritmo chamado EdgeRank usado pela rede social, que mede a afinidade, o peso e o tempo de vida das interações entre os usuários, fazendo com que os amigos e familiares que são exibidos no perfil sigam critérios determinados por essas três variantes.


Errata: Em contato com a assessoria do Facebook, a empresa informou que houve um mal entendido sobre a relação do EdgeRank com a exibição dos amigos na linha do tempo do usuário na rede.



"Os amigos que aparecem na Linha do Tempo são, geralmente, os amigos com os quais o usuário interage mais, mas não necessariamente (pois há também um elemento randômico)."

Parecido com o algoritmo que define a ordem dos links nas buscas do Google, o EdgeRank também é o sistema responsável pelo conteúdo que é exibido na sua página do Facebook, selecionando o que será mostrando dentre as várias publicações de seus contatos e páginas de fãs.

A “afinidade’, uma das três variantes para esse cálculo, avalia a interação que o usuário tem com seus contatos e páginas, contabilizando os comentários, as “curtidas”, marcações de fotos e compartilhamentos.

O “peso” atribui diferentes valores para as interações entre os usuários e cria uma atribuição para elas. Por exemplo, um compartilhamento em uma foto publicada terá mais peso do que um comentário feito, que tem mais peso que uma “curtida”.

E a outra variante que o EdgeRank utiliza é o “tempo de vida” das postagens, que leva mais em consideração tudo que for feito em publicações mais recentes do que forem nas mais antigas.

Por meio de um balanço entre as três fontes de dados, o algoritmo realiza o cálculo que determina quais serão os 6 amigos exibidos nas páginas de perfil dos usuários. O procedimento é complexo e, de acordo com a descrição do sistema no site do EdgeRank, é completamente impossível avaliar qual é a probabilidade e pontuação dos contatos que poderão aparecer. O sistema também é utilizado na nova Timeline do Facebook, onde são mostrados 9 amigos na coluna à esquerda.

Fonte: TechTudo

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

GOSTOU da postagem? avalie e deixe seu comentário.
---
Achou algum ERRO ou LINK QUEBRADO? nos ajude a identificar deixando seu COMENTÁRIO!