INSCREVA-SE e receba atualizações no seu E-MAIL!

18 de abr. de 2013

Artigo - Os Hackers

(Simbolo Hacker)

Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento "normal" dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.

O termo (pronunciado "háquer" com "h" aspirado) é importado da língua inglesa, e tem sido traduzido por decifrador (embora esta palavra tenha outro sentido bem distinto) ou aportuguesado para ráquer.3 Os verbos "hackear" e "raquear" costumam ser usados para descrever modificações e manipulações não triviais ou não autorizadas em sistemas de computação.

Hackers são necessariamente programadores habilidosos (mas não necessariamente disciplinados). Muitos são jovens, especialmente estudantes (desde nível médio a pós-graduação). Por dedicarem muito tempo a pesquisa e experimentação, hackers tendem a ter reduzida atividade social e se encaixar no estereótipo do nerd. Suas motivações são muito variadas, incluindo curiosidade, necessidade profissional, vaidade, espírito competitivo, patriotismo, ativismo ou mesmo crime. Hackers que usam seu conhecimento para fins imorais, ilegais ou prejudiciais são chamados crackers.

Muitos hackers compartilham informações e colaboram em projetos comuns, incluindo congressos, ativismo e criação de software livre, constituindo uma comunidade hacker com cultura, ideologia e motivações específicas.5 Outros trabalham para empresas ou agências governamentais, ou por conta própria. Hackers foram responsáveis por muitas importantes inovações na computação, incluindo a linguagem de programação C e o sistema operacional Unix (Kernighan e Ritchie), o editor de texto emacs (Stallman), o sistema GNU/Linux (Stallman e Torvalds) e o indexador Google (Page e Brin). Hackers também revelaram muitas fragilidades em sistemas de criptografia e segurança, como, por exemplo, urnas digitais (Gonggrijp, Haldeman), cédula de identidade com chip, discos Blu-ray, bloqueio de telefones celulares etc.

Etimologia

Na língua inglesa, a palavra deriva do verbo to hack, que significa "cortar grosseiramente", por exemplo com um machado ou facão. Usado como substantivo, hack significa "gambiarra" — uma solução improvisada, mais ou menos original ou engenhosa.

Esse termo foi apropriado pelos modelistas de trens do Tech Model Railroad Club na década de 1950 para descrever as modificações que faziam nos relês eletrônicos de controle dos trens. Na década de 1960, esse termo passou a ser usado por programadores para indicar truques mais ou menos engenhosos de programação, por exemplo usando recursos obscuros do computador. Também foi usado por volta dessa época para manipulações dos aparelhos telefônicos com a finalidade de se fazer chamadas grátis.

O termo "decifrador" foi introduzido na década de 2000 por empresas de informática no Brasil, incluindo Microsoft, IBM e Google.6
Controvérsia sobre o nome

Controvérsia sobre o nome

Por volta de 1990, com a popularização da internet fora das universidades e centros de pesquisa, alguns hackers passaram a usar seus conhecimentos para "invadir" (conseguir acesso não autorizado a) computadores alheios. Por exemplo: em 1988, o estudante Robert Tappan Morris tirou proveito de uma falha pouco conhecida no protocolo de correio eletrônico Simple Mail Transfer Protocol para criar o primeiro "verme" da internet, um programa que invadiu milhares de computadores de maneira autônoma.

Mesmo quando efetuadas apenas por diversão, como nesse caso, estas invasões causavam grandes transtornos aos administradores e usuários dos sistemas. Como os invasores eram hackers, o termo adquiriu uma conotação negativa. Para muita gente, ele passou a significar "invasor de sistemas alheios". Muitos hackers honestos se ressentiram desta mudança de sentido:

[  Nós aqui no TMRC usamos os termo 'hacker' só com o seu significado original, de alguém que aplica o seu engenho para conseguir um resultado inteligente, o que é chamado de 'hack'. A essência de um 'hack' é que ele é feito rapidamente, e geralmente não tem elegância. Ele atinge os seus objetivos sem modificar o projeto total do sistema onde ele está inserido. Apesar de não se encaixar no 'design' geral do sistema, um 'hack' é, em geral, rápido, esperto e eficiente. O significado inicial e benigno se destaca do significado recente - e mais utilizado - da palavra 'hacker', como a pessoa que invade redes de computadores, geralmente com a intenção de roubar ou vandalizar. Aqui no TMRC, onde as palavras 'hack' e 'hacker' foram criadas e são usadas com orgulho desde a década de 1950, ficamos ofendidos com o uso indevido da palavra para descrever atos ilegais. Pessoas que cometem tais coisas são mais bem descritas por expressões como "ladrões", "'cracker' de senhas" ou "vândalos de computadores". Eles, com certeza, não são verdadeiros 'hackers', já que não entendem os valores 'hacker'. Não há nada de errado com o 'hacking' ou em ser um 'hacker'.  ]
  — TMRC (Tech Model RailRoad Club)

Como parte deste esforço, hackers honestos propuseram o termo "cracker" para os seus colegas maliciosos. Atualmente (em 2012), o sentido pejorativo de "hacker" ainda persiste entre o público leigo. Enquanto muitos hackers honestos usam esse nome com orgulho, outros preferem ser chamados "especialista em segurança de dados" analista de sistema, ou outras frases similares.

Jargão

Muitos hackers de computadores, maliciosos ou não, costumam utilizar um conjunto de termos e conceitos específicos. Na década de 1980, esse jargão foi coletado em um arquivo (The jargon File) posteriormente ampliado e editado por Eric Raymond em forma de livro.

O jargão hacker inclui termos para designar várias categorias de hackers:
  • White hat ("chapéu branco") é um hacker que estuda sistemas de computação à procura de falhas na sua segurança, mas respeitando princípios da ética hacker. Ao encontrar uma falha, o hacker white hat normalmente a comunica em primeiro lugar aos responsáveis pelo sistema para que tomem as medidas cabíveis. Muitos hackers white hat desenvolvem suas pesquisas como professores de universidade ou empregados de empresas de informática.
  • Black hat ("chapéu preto") é um hacker que não respeita a ética hacker e usa seu conhecimento para fins criminosos ou maliciosos; ou seja, um cracker. Também chamado dark-side hacker ("hacker do lado negro") por referência à série de filmes Star Wars.
  • Gray hat ("chapéu cinza") é um hacker intermediário entre white e black: por exemplo, um que invade sistemas por diversão mas que evita causar dano sério e que não copia dados confidenciais.
  • Newbie ("novato"), muitas vezes abreviado "NB", é o termo usado (em sentido um tanto pejorativo) para designar um hacker principiante.
  • Lam(m)er ("capenga"), ou então script kiddie ("moleque de script"), alguém que se considera hacker mas que, na verdade, é pouco competente e usa ferramentas desenvolvidas por outros crackers para demonstrar sua suposta capacidade ou poder
  • Phreaker (combinação de phone com freak, que significa "maluco") é um hacker especializado em telefonia (móvel ou fixa).
  • Hacktivist (combinação de hacker com activist) ou "hacktivista" é um hacker que usa suas habilidades com a intenção de ajudar causas sociais ou políticas.


Hackers famosos
  • Linus Torvalds
  • Alan Cox
  • Andrew Tanenbaum
  • Eric S. Raymond
  • John Draper
  • Jon Lech Johansen
  • Julian Assange
  • Kevin Mitnick
  • Linus Torvalds
  • Pekka Himanen7
  • Richard M. Stallman
  • Tsutomu Shimomura
  • Wau Holland


Fonte: Wikipédia

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

GOSTOU da postagem? avalie e deixe seu comentário.
---
Achou algum ERRO ou LINK QUEBRADO? nos ajude a identificar deixando seu COMENTÁRIO!