INSCREVA-SE e receba atualizações no seu E-MAIL!

19 de nov. de 2012

TOP 5 - As 5 Árvores mais antigas do planeta


Mais um TOP 5 dessa vez é sobre as arvores mais antigas do mundo, capazes de sobreviver por milênios ( Se nenhum engraçadinho resolver derrubá-las ou fazer uma fogueira com elas, é claro)

Confira a Lista!

1- Matusalém


Essa árvore, da espécie Pinus longaeva, não recebeu esse nome por acaso. Considerada como o espécime mais antigo do mundo, estima-se que ela tenha nada menos que 4.765 anos de idade! Essa raridade vive no Bosque de Matusalém, localizado na Floresta Nacional de Inyo, na Califórnia, e sua localização exata é mantida sob segredo, para evitar que a árvore sofra qualquer tipo de vandalismo.


2- Sarv-e-Abarkooh


Trata-se de um cipreste gigante que vive no Irã, contando com uma idade estimada entre 4.000 e 4.500 anos. Acredita-se que essa árvore seja o organismo vivo mais antigo da Ásia, contando com uma altura de 25 metros e circunferência de 18 metros. A Sarv-e-Abarkooh é um símbolo nacional e se encontra sob a proteção da Organização para a Proteção do Patrimônio Cultural do Irã.


3- Llangernyw Yew


Estima-se que esse enorme teixo, localizado no vilarejo de Llangernyw, no País de Gales, conte com uma idade entre os 3 e 4 mil anos. Segundo os botânicos, essas plantas conseguem sobreviver por tanto tempo graças aos novos ramos que vão se fundindo aos mais antigos, fazendo com que as árvores continuem vivas mesmo depois que o tronco principal tenha morrido.

Tanto que o núcleo original da Llangernyw Yew já se perdeu há muito tempo, mas a árvore continua viva, contando com uma circunferência de base que chega a medir mais de 10 metros.


4- Alerce-da-patagônia


Essa incrível conífera conta com uma idade estimada em 3.620 anos e é nativa da região da Patagônia. Essas árvores chegam a alcançar mais de 45 metros de altura, embora ganhem apenas alguns milímetros de circunferência de tronco a cada ano. Sendo assim, pode demorar um milênio até que elas cheguem à sua altura máxima.


5- Jōmon Sugi


Essa belíssima planta, localizada em Yakushima, no Japão, conta com uma idade estimada em — pelo menos — 2 mil anos, embora algumas estimativas apontem que essa árvore possa, inclusive, ter mais de 7 mil anos de idade. Com uma altura de mais de 25 metros e uma circunferência de tronco de mais de 16, a Jōmon Sugi é considerada a maior conífera do Japão.



----------
Esse foi mais um TOP 5 espero que tenham gostado de matar essa curiosidade das arvores mais antigas do mundo. É claro que existem outras arvores bem mais antigas só que ainda não divulgadas. 

Toda segunda tem TOP 5 Fiquem de olho e até o próximo TOP 5.

Fontes: TecMundo, Wikipedia

COMPARTILHE ESTA POSTAGEM!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

GOSTOU da postagem? avalie e deixe seu comentário.
---
Achou algum ERRO ou LINK QUEBRADO? nos ajude a identificar deixando seu COMENTÁRIO!